ATIVIDADES DO PERÍODO DE CAPACITAÇAO DA BRINQUEDOTECA

Dos dias 03 ao dia 15 de janeiro, as educadoras sociais; Adriana Cleide, Lucia Helena, Aneumar e Maria do Carmo, se reuniram para realizar o mapeamento cultural do município de Itaiçaba, no qual deveriam constar os espaços de referência do brincar, as pessoas, tempo e condições do brincar, a fim de se detectar onde, quando , como e com quem se podesse organizar brincadeiras.
Durante esta atividade conhecemos de perto as localidades da zona rural e a sua real condição de funcionamento, assim como também tivemos a oportunidade de conhecer pessoas com habilidades especiais, as quais se tornaram parceiras do nosso projeto.  O mapeamento cultural foi de grande importância para o desenvolvimento desse nosso desafio, pois a partir dele tivemos uma noção de como realmente iríamos trabalhar. 


















A segunda atividade a ser realizada dentro do município seria fazer um pré-carnaval e elaborar o calendário da brinquedoteca, então pensando nisso resolvemos fazer o carnaval em duas etapas: a primeira seria de conscientização dos pais e apoio para a confecção de roupas e adereço para as crianças se apresentarem na abertura do pré-carnaval mirin que aconteceria no dia 04, sendo acompanhada pela machinha carnavalesca pela banda de musica do município, a segunda seria o trabalho com os jovens e o idosos, trabalhando sempre o resgate do carnaval antigo. Lembrando que o pré- carnaval do município de Itaiçaba vem com o propósito de resgatar o “carnaval  antigo” para  que as crianças e os  jovens tenham a oportunidade de vivenciar o carnaval com marchinhas  de tempos idos.
Trabalhamos  no Cras com a turma dos pro jovens, na Escola Dulcinea com as crianças e os pais e na escola Padre Abílio com a turma do Envelhecer Feliz.Em relação ao calendário contamos com a ajuda de Liberato técnico da prefeitura que nos auxíliou em todo o processo.
Como terceira atividade tivemos a elaboração de duas seqências didáticas, uma seria sequência literária e a outra uma sequência de brincadeira de gênero.Sendo assim elaboras as seguintes sequências: Sequência literária com ilustração e Sequência do jogo da memória.