ETAPAS DA CAPACITAÇÃO DAS BRINQUEDISTAS

1ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO NO CENTRO DE ENCONTRO DA PORCIUNCULA EM MESSEJANA-CE DE 07 A 09 DE DEZEMBRO DE 2010
Na primeira etapa da capacitação tomamos conhecimento do projeto ESPAÇOS DE REFERÊNCIA DO BRINCAR, projeto esse que nasceu da parceria do UNICEF com a APDMCE e COELCE, que vem favorecendo a várias crianças de alguns municípios do Ceará como, Itaiçaba, Apuiarés, Aratuba, Pacatuba,São Gonsalo do Amarante e Tauá, municipios os quais são vencedores de 4 edições do selo unicef.





2ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO DE 18 A 21 DE JANEIRO DE 2011 NO CENTRO DE ENCONTRO DA PORCIUNCULA- MESSEJANA-CE
Na oportunidade foram apresentados os mapeamentos culturais das cidades participantes, os quais foram avaliados pelos consultores do UNICEF, Rui Aguiar,Morgana responsável pelo mapeamento e Boris responsável pela avaliação dos indicadores do selo UNICEF. Nesse encontro trabalhamos e aprendemos um pouco de psicomotricidade com o professor Thomas Semrau, e também recebemos a próxima tarefa que seria confeccionar o calendário da BRINQUEDOTECA  e organizar um carnaval para as crianças utilizando um dos espaços mapeado anteriormente.






3ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO DE 14 A 18 DE FEVEREIRO EM SOBRAL-CE
Nessse encontro trabalhamos mais um pouco de psicomotricidade, exercitamos a arte do brincar e tivemos a oportunidade de conhecer como funciona o Espaço de Referência do Brincar de Sobral, onde também observamos e vivenciamos uma sequência didática.Participamos de várias oficinas como: contação de histórias e de teatro.Aprendemos também a elaborar uma sequência didática.






4 ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO DE 03 A 06 DE MAIO DE 2011 NO CENTRO DE ENCONTRO PORCIUNCULA-MESSEJANA-CE
Nesse encontro fez-se uma socialização sobre todos os encontros anteriores e sobre a importância do brincar na infância, adolescência, juventude e na terceira idade, também aprendemos a fazer atividades integrando a famíla. Tivemos uma pequena esplanação de como deve funcionar o espaço da comunicação nas brinquedotecas com Tathiana Mascarenhas e Manuela, visitamos o Centro Cultural Dragão do Mar.







DIA 06 DE MAIO DE 2011 NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Certificação das Brinquedistas das cidades de Itaiçaba, Aratuba, Apuiarés, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e Tauá, onde contamos com a ilustre participação do professor João Batista Freire, doutor em psicologia educacional, coordenador do grupo de oficina do jogo, que falou sobre a Educação de corpo inteiro. " O esporte é uma coisa muito atraente é uma manifestação lúdica do ser humano, o lúdico ou o jogo é uma dimensão que não é só humana, é o faz de conta.A manifestação mais social do lúdica é o esporte."

5ª ETAPA DA CAPACITAÇÃO NO CENTRO DE ENCONTRO DA PORCIÚNCULA NO DIA 13 DE JULHO DE 2011


No dia 13 de julho de 2011,aconteceu no Centro de Encontros da Porciúncula, uma formação para os educadores sociais brinquedistas, onde compareceram apenas um brinquedista representante de cada brinquedoteca, estavam presente os brinquedistas de Itaiçaba, Aratuba, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Assaré, Beberibe,  Pacajus, Tauá, Viçosa, Sobral, Cruz, Quixeramubim, Brejo Santo, Itarema e Apuiarés.
        O encontro tinha como objetivo a testagem do Manual do Espaço de Referência do Brincar- sujeitos, Tempos e Espaços do Brincar.